A Corrida das Fogueiras teve a sua primeira edição em 1980, integrada nos Jogos Juvenis de Peniche. Nesta prova participaram cerca de 80 atletas, na sua maior parte de Peniche.
Cedo se verificou que esta prova reunia condições para se tornar numa clássica das corridas de estrada, dada a simbiose existente entre o fascínio da própria corrida nocturna, iluminada pelas fogueiras e a grande festa gratuita da sardinhada, após o final da prova.
Correr de noite! Para alguns atrai logo a ausência de trânsito e a calma e o silêncio reinantes. Correr junto ao mar! Numa estrada marginal iluminada por fogueiras e pelo luar de Junho. Uma sardinhada! Para finalizar um passeio a Peniche, na época dos Santos Populares.
Esta é a proposta que Peniche vos faz no último sábado de Junho.
30 de junho: o dia / 21:30 horas: o momento / 39ª CORRIDA DAS FOGUEIRAS: o evento! Faltam poucas horas para que volte a acontecer a maior manifestação desportiva deste género do País: uma prova de Atletismo noturna, a Corrida das Fogueiras!
Peniche volta a ser o ponto de encontro de atletas, famílias e amigos que, neste dia, têm em comum quatro vocábulos: Corrida das Fogueiras – Peniche.
Receber os milhares de atletas / visitantes que se concentram na cidade por um curto período de tempo, conduzir os atletas ao local de partida, concretizar o percurso, recebê-los na chegada e garantir igualmente bons momentos de descontração e descanso posterior são tarefas que contribuem para o enorme prestígio da Prova e da cidade de Peniche!
Acresce ainda que, em simultâneo, outra corrida estará a acontecer: a Corrida das Fogueirinhas e mais uns milhares de atletas envolvidos…
A toda esta atividade tem estado associado um termo, um sentimento: segurança!
A manutenção dos habituais níveis de segurança e mesmo a sua melhoria, foi o objetivo do encontro de trabalho que juntou em 27 de junho um alargado conjunto de intervenientes com diversas funções de responsabilidade no evento “Corrida das Fogueiras”.
Estiveram presentes diversos colaboradores do Município, com responsabilidades ao nível dos vários setores envolvidos, desde a DAF – Divisão Administrativa e Financeira, DEA – Divisão de Energia e Ambiente, DOM – Divisão de Obras Municipais, Desporto, Turismo e SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como elementos da Autoridade Marítima, Autoridade Portuária, PSP – Polícia de Segurança Pública – Peniche, GNR- Guarda Nacional Republicana – Unidade de Controlo Costeiro, Corpo de Escuteiros e Bombeiros Voluntários de Peniche.
Com um objetivo comum, todos ficaram informados das suas missões, bem como das tarefas a realizar em colaboração.
Todo este esforço e empenhamento é no sentido de termos uma prova com índices de segurança de excelência!
O público, essa massa anónima que emoldura estes eventos, não esteve presente…nem podia!
Porém, todos os intervenientes contam com ele para que, mais uma vez, estas emblemáticas manifestações desportivas sejam o êxito que todos desejam!