Parece um pouco desconforme esta afirmação, mas as 39 edições concretizadas até agora facilmente nos levam a esta conclusão.
Naturalmente que a simples referência a este valor serve para assinalar o 40º aniversário da mais emblemática prova pedestre do Oeste: a Corrida das Fogueiras. Referimos até, e disso nos orgulhamos tanto, que esta é a mais famosa corrida noturna do país!
Uma corrida que aposta no convívio entre atletas, suas famílias e apoiantes e público residente, que se traduz no aplauso e incentivo permanente ao logo de todo o percurso.
Uma corrida efetuada sob a luz aconchegante das várias fogueiras que dão nome à corrida, dispostas ao longo de 15 Km.
Uma corrida embalada pelo mar donde emana um aroma só dele, que define a península, cerca a cidade e assinala o percurso.
Uma corrida que tem o Farol do Cabo Carvoeiro como guia e a ilha da Berlenga como horizonte.
Uma corrida que não tem prémios pecuniários para os vencedores, os troféus são simbólicos, todos os atletas são primeiras figuras e junta largos milhares de participantes pelo simples prazer de correr.
Uma cidade que acolhe os atletas no Largo da Ribeira Velha, como recebe os seus pescadores quando voltam da faina, com carinho, com caloroso entusiasmo pelo sucesso alcançado ou com afago de incentivo para a próxima maré, para a próxima corrida, ali, paredes meias com a Fortaleza de Peniche, que observa e vibra com o entusiasmo que vem do Largo…
Todo isto vai de novo acontecer na 40ª Corrida das Fogueiras, no sábado, 29 de junho de 2019 em Peniche.
Mais pequenina, tem 5 Km, a Corrida das Fogueirinhas – este ano na 19ª edição – é igual à congénere mais velha no entusiasmo e participação, bem como nos locais de partida e chegada.
Diz-se das pessoas que, chegados os quarenta, ficam mais ternurentas. A Corrida das Fogueiras também é assim, porque é feita por pessoas para …pessoas!
No último sábado de junho, Peniche é o destino!