A Corrida das Fogueiras teve a sua primeira edição em 1980, integrada nos Jogos Juvenis de Peniche. Nesta prova participaram cerca de 80 atletas, na sua maior parte de Peniche. Cedo se verificou que esta prova reunia condições para se tornar numa clássica das corridas de estrada, dada a simbiose existente entre o fascínio da própria corrida noturna, iluminada pelas fogueiras e a grande festa gratuita da sardinhada, após o final da prova.
São 43 edições desta prova mítica, que conta com grande afluência de participante e com muita envolvência da população de Peniche, que sai as ruas para apoiar os atletas, esta é uma prova que se traduz num convívio anual para muitos dos participantes.
Peniche tem de estar preparado para receber um conjunto significativo de visitantes, e por isso mesmo, solicitei ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Peniche que elaborasse um Plano de Coordenação, onde os diversos Agentes de Proteção Civil estariam em consonância e com um grau de conhecimento do evento igual, por forma a que a preparação já fosse uma mais-valia no caso de se ter de responder a uma determinada emergência.